blogpost

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 3, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal do Rio Grande, sessão especial em homenagem aos 30 anos de lutas e conquistas na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande (SINTERG). Na oportunidade celebrou-se a trajetória do Sindicato e seu compromisso com a categoria, com a Educação Pública e com toda a sociedade.

A presidenta da Câmara, vereadora Professora Andréa Westphal (PATRIOTA), realizou a abertura da sessão ressaltando a importância do Sinterg, na luta na defesa da classe trabalhadora e sua capacidade de fazer a unidade da categoria, representando muito bem os trabalhadores e trabalhadoras em Educação. Na sequencia o vereador Edson Lopes (PT) assumiu o comando da solenidade.

Receberam honrarias da Casa Legislativa, pela participação na construção da história do sindicato: Professora Leda Maria dos Santos Teixeira, por ser a sindicalizada mais antiga; Professora Rosa Maria Martins Pereira, a primeira presidenta da Associação dos Professores Municipais (associação onde se consolidou a construção do Sindicato) e o escritório Lindenmeyer Advocacia e Associados, responsável pela assessoria jurídica do SINTERG em 29 dos seus 30 anos de trajetória. O Sinterg também recebeu uma honraria por completar 30 anos de luta na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação, representado pela atual coordenadora geral, Suzane Barros.

A vereadora proponente, Professora Denise Rodrigues Marques (PT) iniciou as falas lembrando a luta do sindicato na defesa intransigente da classe trabalhadora e de melhores condições de vida e trabalho, sempre pautado no diálogo com executivo, legislativo e judiciário. Ressaltou também, a importância do Sinterg na esfera Estadual e Nacional, sendo ativo filiado da Cut e da Cnte.

O Sindicato teve voz através da fala da coordenadora geral, que homenageou todas e todos educadores e educadoras que assumiram a mesma responsabilidade e comprometimento com a categoria enquanto coordenadores, nomeando a cada uma das ex coordenações do Sinterg. Suzane ainda lembrou das diversas oportunidades em que o Sindicato se fez presente naquela casa, lutando por suas pautas e cobrando o apoio dos representantes do povo, sempre de forma propositiva, preservando diálogo, mas que, infelizmente, alguns episódios como em 2015, na votação do PME, a tropa de choque foi chamada para evitar que os representantes da Educação entrassem na Casa e que espera que tal situação truculenta, nunca mais se repita, agradecendo por neste momento estar recebendo o merecido reconhecimento da Casa Legislativa mais antiga do RS. Além disso, a coordenadora geral, afirmou que: “repudiamos todos aqueles que atacam a Educação e seus educadores e que defenderemos sempre a Educação Pública, a ciência e a pesquisa, as artes, filosofia, sociologia. Nossa luta é pela Escola Pública, Laica, Democrática, Inclusiva e não nos calaremos frente a projetos que tentam retirar o nosso direito de cátedra, conforme determina a nossa Construção".

Por ser o Sinterg um sindicato afiliado a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação, Professora Selene Barboza Michielin, participou da solenidade. A Secretária salientou que a CNTE se orgulha em ter o Sinterg entre os seus afiliados porque “este é um sindicato cidadão que está de mãos dadas com os movimentos sociais, estudantis, sindicais e toda a sociedade”.

Ainda, o Prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, saudou os 30 anos do sindicato “porque sempre faz a construção das pautas das professoras e trabalhadoras em educação de forma firme e coletiva”. Alexandre também salientou a importância do SINTERG ao assegurar que “muitos dos nossos avanços são pautados pela ação do sindicato”. Por fim, Alexandre lembrou que no início do seu primeiro mandado escutava a população apontar uma única escola do munícipio por apresentar um trabalho de excelência, já hoje a população reconhece que todas as escolas municipais realizam um trabalho de excelência graças a capacidade dos seus profissionais.

A sessão, proposta pela vereadora Professora Denise Rodrigues Marques (PT), contou com a presença do prefeito, Alexandre Lindenmeyer, a primeira dama, Eunice Lindenmeyer, Secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Selene Barboza Michielin, os vereadores André Lemes (PT), Edson Lopes (PT), Luciano Gonçalves (PT) e Rovam Castro (PT); a Vice Presidenta do Conselho Municipal de Educação, Professora Rosana Pfarius, representantes dos Conselhos de Alimentação Escolar e do Fundeb, representante do Departamento de Aposentadas do Sinterg e Sindicatos.

Coordenação do SINTERG