SINDICATO

APRESENTAÇÃO

O sindicato dos trabalhadores em educação, Sinterg, foi fundado em abril de 1985 primeiramente sob o nome de APM. É uma entidade autônoma, desvinculada do executivo municipal e sem fins lucrativos e por compreender a importância de todos no processo educativo, representa a categoria de todos os trabalhadores em educação. No dia 24 de outubro de 2014 foi realizado um antigo sonho de toda a categoria adquirindo a primeira sede própria deste sindicato, situada na Rua Andradas 571.

As principais finalidades deste sindicato, segundo o estatuto são: promover a organização dos trabalhadores de forma consciente e legítima na defesa dos interesses da classe, individuais e coletivos relacionados com a vida funcional, perante os poderes públicos e autoridades; reivindicar junto aos poderes públicos e autoridades uma política educacional que atenda aos interesses da comunidade; manter intercâmbio com entidades congêneres; adotar medidas que visem o crescimento e fortalecimento da entidade; integrar-se com as demais categorias no encaminhamento de propostas comuns participando de movimentos que promovam a unidade dos trabalhadores em geral.

O Sinterg preconiza suas ações através do diálogo construtivo e propositivo no objetivo de avançar em suas pautas de reivindicações e para isso a categoria precisa estar consciente de seu papel enquanto construtora e autora de todo o processo de lutas e conquistas que os trabalhadores em educação já obtiveram durante todos esses anos.

O principal papel do sindicato é defender os interesses e os direitos da classe trabalhadora em educação não se omitindo frente a qualquer ação que inviabilize ou que possa diminuir a qualidade do ensino na cidade de Rio Grande. É o sindicato que em nome dos sindicalizados, negocia com o governo municipal questões salariais, profissionais e educacionais, como também busca o diálogo aberto com as secretarias que por ventura intervenham nas negociações. O sindicato também participa de todos os eventos relacionados a educação organizados por órgãos atuantes e movimentos comprometidos e que fazem um debate reflexivo e profundo na construção de propostas que possam representar ganhos para a educação como fóruns, congressos, plenárias, seminários e palestras.

O Sinterg se faz presente em diversos conselhos da cidade como Conselho Municipal de Educação - CME, Comissão Permanente de Assuntos Funcionais - CPAF, Conselho Municipal da Alimentação Escolar -CAE, Conselho do Fundeb e Conselho Fiscal e Deliberativo da Previrg. Assim como faz parte de outras frentes de luta como a coordenação da CUT Regional Litoral Sul, também é filiado desde 2007 a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE constituindo-se esta como principal via de organização do sindicalismo docente, ampliando e fortalecendo as pautas de luta da educação de todo o país. Atualmente o Sinterg ocupa o cargo na Secretaria executiva adjunta através da sua coordenadora geral Dóris Nogueira eleita durante o 33º Congresso Nacional desta entidade em janeiro de 2017.

Atualmente o Sinterg conta com mais de 1.884 trabalhadores e trabalhadoras sindicalizadas que confiam no compromisso deste sindicato e sabem que a força e a unidade de uma categoria somente se constituem na participação e no envolvimento de todos nas pautas da categoria.

A Necessidade do Sindicato, por Bertold Brecht

Mas quem é o sindicato?
Ele fica sentado em sua casa com o telefone?
Seus pensamentos são secretos, suas decisões desconhecidas?
Quem é ele?
Você, eu, vocês, nós todos.
Ele veste a sua roupa, companheiro, e pensa com a sua cabeça.
Onde more é a casa dele, e quando você é atacado, ele luta.
Mostre-nos o caminho que devemos seguir e, nós seguiremos com você.
Mas não siga sem nós o caminho correto.
Ele é sem nós o mais errado.
Não se afaste de nós.
Podemos errar e você ter razão, portanto não se afaste de nós!
Que o caminho curto é melhor do que o longo, ninguém nega.
Mas quando alguém o conhece e não é capaz de mostrá-lo a nós, de que serve a sua sabedoria?
Seja sábio conosco!
Não se afaste de nós!

Bertold Brecht foi poeta, teatrólogo e dramaturgo que lutava pela emancipação social da humanidade. Nasceu em 1898 na Alemanha e morreu em 1956. Era filiado ao Partido Comunista Independente e se contrapôs ao autoritarismo e violência do governo soviético comandado por Stalin. Suas peças, poesias e demais obras literárias formam um dos maiores legados do Século XX por expressarem as lutas, os protestos, a rebeldia e os ideais dos cidadãos comuns que viveram um dos momentos mais ricos da história da humanidade.